 |
Universidade Estadual de Campinas |
Faculdade de Engenharia Mecânica |
Aula 29
Tensão
Objetivos:
- Revisão da aula anterior enfatizando a forma de interação entre os corpos e seu ambiente através das forças de superfície e de corpo, as leis de balanço de momento, o teorema de Cauchy e o tensor de tensões.
- Aplicando-se o balanço da quantidade de momento angular, demonstrou-se considerando-se o equilíbrio de um elemento diferencial que o tensor de tensões é simétrico.
- Aplicando o balanço da quantidade de momento linear, considerando o equilíbrio de um elemento diferencial, deduziu-se a equação de movimento div T + b = rho a.
- Caso a aceleração seja nula, a equação de movimento se reduz a div T + b = 0, ou seja tem-se o equilíbrio estático do corpo.
- Como o tensor de tensões é simétrico, seus autovetores definem três os planos principais, segundo os quais só existem componentes de tensão normal. Os autovalores de T são denominados neste caso tensões principais.
- Resolução de um exemplo onde foi dado as componentes de tensão, verificando-se se o mesmo satisfaz as equações de movimento.
Referência: notas de aula e arquivo
lisdef.pdf.
Clique aqui para voltar à página anterior.