 |
Universidade Estadual de Campinas |
Faculdade de Engenharia Mecânica |
Aula 39
Assunto: Formulação Variacional de Problemas de Mecânica
Objetivos:
- Aplicando o procedimento da aula anterior, é possível resolver da mesma maneira problemas hiperestáticos. Considerou-se um exemplo de uma barra rigidamente apoiada nas duas extremidades, calculando os campos de deformação e tensão, assim como as reações de apoio. Este exercício ilustra como o procedimento citado simplifica a solução dos exercícios.
- Uma barra pode ser vista como uma cuja constante elástica k = EA/L, onde E = módulo de Young, A = área da seção transversal e L = comprimento da barra. Tomou-se um exercício de uma barra vertical rígida na extremidade superior e apoiada sobre uma mola de constante k na extremidade inferior. Para resolver este exercício, basta impor a condição de contorno N(L) = - ku(L), sendo N = força normal na barra e u = deslocamento axial. Observa-se que este exercício ilustra a condição de uma barra apoiada sobre uma base flexível.
- Como último exercício de barra, tomou-se o caso onde uma barra deve sofrer uma variação de deslocamento numa extremidade, como por exemplo numa solda. Este exemplo é análogo ao anterior, bastando impor a condição de contorno = du, onde du é uma variação de deslocamento conhecida.
Referência: notas de aula.
Clique aqui para voltar à página anterior.