 |
Universidade Estadual de Campinas |
Faculdade de Engenharia Mecânica |
Aula 4
Assunto: Equilíbrio de Corpos Rígidos
Objetivos:
- introduzir a abordagem analítica para os casos de uma partícula e corpo rígido. Neste tratamento, observa-se a ação de movimento e a potência dispendida para realizar esta ação. A partir daí, recuperam-se os conceitos clássicos de força e momento. Esta abordagem é mais natural e geral, no sentido que parte de uma característica observável em qualquer sistema mecânico, ou seja, a ação de movimento.
- apresentar o conceito de ação virtual, representando uma variação a partir da posição de equilíbrio, respeitando as restrições cinemáticas impostas.
- introduzir o Princípio das Potências Virtuais ( PPV ) estabelecendo que se o corpo está em equilíbrio, então a potência realizada pelas forças externas, para qualquer ação virtual, é nula. Desta forma, as reações não contribuem para potência, pois as ações respeitam as condições cinemáticas. No caso de equilíbrio, como quando o corpo está em repouso, as ações virtuais são deslocamentos e considera-se o trabalho das forças externas, originando o de Princípio dos Trabalhos Virtuais ( PTV ).
- importante observar que o Princípio de D’alembert aplicado para problemas dinâmicos é uma extensão do PPV.
- solução do mesmo exercício da aula anterior pelo PTV.
- para determinar uma reação de apoio, aplica-se um deslocamento virtual na direção da reação, violando-se, assim, a restrição cinemática presente no apoio.
Referência: texto no
arquivo apostila.pdf.
Clique aqui para voltar à página anterior