Pós-Graduação Feedback Conteúdo

               

   

Informações

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Os Alunos Regulares ingressantes nos Programas de Mestrado ou Doutorado serão orientados por um Professor da Área que o acolher.

O estudante de Doutorado que tiver feito Mestrado na própria UNICAMP ou em outra instituição poderá solicitar convalidação dos créditos correspondentes para o seu programa de Doutorado.

O grau obtido pelo aluno em uma disciplina pode ser:

GRAU DENOMINAÇÃO PESO

A EXCELENTE 4
B BOM 3
C REGULAR 2
D REPROVADO 1
E ABANDONO 0

A cada período letivo é calculado o coeficiente de rendimento do aluno que consiste no peso médio, ponderado pelos créditos, de todas as disciplinas cursadas desde o seu ingresso.

A partir do 2º período letivo o aluno de Pós-Graduação será desligado do Programa caso seja reprovado duas vezes na mesma disciplina ou seu coeficiente de rendimento seja inferior a 2,5.

Todo Aluno Regular poderá solicitar licença, totalizando no máximo 2 anos, que será analisada pela CPG, desde que devidamente justificada.

Uma vez concluídos os créditos em disciplinas, o Aluno Regular deverá realizar o Exame de Qualificação. Neste Exame, será verificada a capacitação em Línguas Estrangeiras e o Conjunto das Disciplinas Cursadas. O requisito final para obtenção do título de Mestre ou de Doutor em Engenharia Mecânica é a apresentação pública e aprovação de uma Tese ou Dissertação. É de fundamental importância que os alunos tenham pleno conhecimento dos regulamentos que regem o Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

Informações gerais
  1. Ao aluno de pós-graduação cabe o direito à acomodação em uma das salas da FEM, reservadas para este fim, onde possa desenvolver seu trabalho. Para fazer jus a este direito, o aluno ingressante deve inscrever-se junto à secretaria da CPG e à secretaria do seu departamento. As chaves das salas são numeradas ficando sob a guarda do aluno até a data de entrega da versão final da tese, (ou no máximo mais 60 dias além dessa data), quando deverão ser devolvidas.
  2. Até a data de qualificação o aluno deve ser aprovado em exame escrito de proficiência em língua inglesa, que é oferecida anualmente, em data a ser divulgada pela secretaria da CPG. O aluno terá oportunidade de refazer o exame quantas vezes forem necessárias, dentro do prazo acima especificado.
  3. O exame de qualificação para os alunos de mestrado será feito no final do primeiro ano, quando o aluno completar os 72 créditos e em data a ser fixada pela CPG. Recomenda-se também que o exame de qualificação para os alunos de doutorado seja feito no prazo máximo de um ano após o término dos créditos das disciplinas.
  4. Prazo máximo de 60 dias após a defesa para entrega da versão final da tese, que poderá ser extendido por mais 60 dias, mediante parecer do orientador e aprovação da SCPG.
  5. Penalidades ao pós-graduado que não entregar a versão corrigida no prazo estipulado: Foi adotado um carimbo que será colocado na cópia da tese quando encaminhada à DAC para efeito de expedição do Certificado de Conclusão com as seguintes informações: "Esta ata não atesta o cumprimento de todos os requisitos para obtenção do título".
  6. Critérios para aceitação de candidatos portadores de diplomas de cursos tecnológicos: Ficará a critério do curso no qual o candidato estiver se inscrevendo.
  7. São as seguintes as modalidades de disciplinas oferecidas no programa de pós-graduação:
  1. disciplinas regulares: valendo 09 créditos, são aquelas em que o professor ministra aulas; ao aluno aprovado podem ser atribuídos os conceitos A, B ou C, ao reprovado o conceito D e ao desistente o conceito E;
  2. disciplinas de Estudos Especiais e Estudos Dirigidos: valem também 09 créditos e envolvem atividades e trabalhos relativos à elaboração da tese ou dissertação, podendo contar até 9 créditos no programa de mestrado e 18 créditos no programa de doutorado; ao aluno com desempenho satisfatório em tais disciplinas é concedido o conceito "S".
  3. disciplina sobre consulta bibliográfica e redação científica: valendo 09 créditos é de freqüência obrigatória para todos os alunos de pós-graduação.
  4. disciplinas de Seminários: são ministradas por meio de palestras e valem 06 créditos, sendo a atribuição de conceitos idêntica àquela das disciplinas regulares.

8.O aluno de doutorado deve integralizar 144 créditos em disciplinas, podendo para tanto requerer a convalidação de até 72 créditos integralizados durante o mestrado. O aluno de mestrado deve integralizar 72 créditos em disciplinas.

9.Os critérios para manutenção e renovação de bolsas pela CPG/FEM, são os seguintes:

  1. o aluno deve estar regularmente matriculado e trabalhando em regime de dedicação integral;
  2. o coeficiente de rendimento (CR) do aluno bolsista deve ser maior ou igual a 3.0, computado desde o seu ingresso no programa;
  3. o bolsista deve, ao cabo do primeiro ano desde o ingresso, integralizar (ser aprovado) em disciplinas, totalizando 72 créditos para o programa de mestrado e pelo menos 54 créditos para o programa de doutorado;
  4. o aluno ausente pode perder sumariamente o direito à bolsa a pedido do orientador; a freqüência é atestada mensalmente em formulário próprio constando as assinaturas do aluno e do orientador;
  5. o prazo para a conclusão é de 24 meses para o programa de mestrado e de 48 meses para o programa de doutorado (sem possibilidade de prorrogação).

10) Para mudança de orientador é indispensável o encaminhamento de uma carta à Sub-CPG na qual as partes interessadas (aluno, orientador antigo e novo orientador) manifestam concordância com a referida mudança.

11) Alunos bolsistas sem vínculo empregatício tem direito a auxílio de 10% do salário mínimo para pagamento do INSS, devendo fazer inscrição junto ao INSS para fins de contagem de tempo para a aposentadoria.

12) Em virtude do recebimento de bolsa não constituir vínculo empregatício de qualquer gênero, não constituem direito do aluno aqueles previstos na CLT: férias, 13º salário, etc.

13) A suspensão da bolsa, no período de vigência, poderá ser requerida pelo responsável pela quota, mediante justificativa que permita ao bolsista, a qualquer momento, o retorno à situação anterior, tais como: licença por motivo de saúde ou maternidade e afastamento para treinamento/curso.

14) A suspensão e a posterior reativação devem ser imediatamente solicitadas ao CNPq, quando da ocorrência dos fatos.

[Admissão]

[Engenharia do Petróleo] [Planejamento Energético] Up ] [Faculdade de Engenharia Mecânica] [Unicamp

Envie um email para kamal@fem.unicamp.br com sugestões ou comentários sobre este web site.
Copyright © 1998 Pós-Graduação Engenharia Mecânica
Última modificação: Março 30, 1998