EM 335 - Tecnologia Mecânica - Turma A
Grupo 7 - "5S e Seis Sigma
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    Seis Sigma - Implantação

    A metodologia para a implantação de um Sistema Seis Sigma tem 5 fases definidas:

     FASE 1: AVALIAÇÃO, PARTIDA E DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO:
     Aqui são discutidos o significado e os benefícios do programa Seis Sigma envolvendo as oportunidades das atividades centradas no conhecimento. Esta fase também cobre o desdobramento, treinamento, seleção de projetos e necessidades gerenciais.  

     FASE 2: MEDIÇÃO:
     Nesta fase devem ser definidos os projetos, calculados e medidos os fatores de desempenho dos projetos e qualificada a variabilidade. As variáveis de entrada e saída de processos potenciais chave são identificadas. As ferramentas básicas para análise tais como medições Seis Sigma, análise de efeitos e modo de falha (FMEA) e o desdobramento da função qualidade (QFD) devem ser implementados.

     FASE 3: ANÁLISE:
    Os assuntos cobertos nesta fase são: análise de dados com o objetivo de adquirir conhecimento sobre relações casuais. Informações desta análise podem ajudar na determinação das fontes de variabilidade e do desempenho insatisfatório, o que pode ser de grande utilidade na melhoria dos processos. Também devem ser discutidos testes de inferência, componentes da variância, análise de correlação e análise de variância (ANOVA).

    FASE 4: MELHORIA:
     Esta etapa faz uso de desenho de experimentos (DOE) para ganhar conhecimento dos processos mudando estruturalmente os níveis operacionais de vários fatores simultaneamente dentro do processo. Esta informação pode ajudar a identificar os valores das variáveis chave para otimizar processos e oportunidades de mudança.

     FASE 5: CONTROLE:
     Inclui controle de processo, engenharia de controle de processo, juntamente com sistemas pré - controle e a prova de erros, confiabilidade e testes passa/não passa.

     Essas cinco fases anteriores constituem o “Modelo para a Melhoria da Performance”, chamado em inglês de DMAIC, que são as primeiras letras das fases explicadas anteriormente: Define (Definir), Measure (Medir), Analise (Analisar), Improve (Melhorar) e Control (Controlar).

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