EM 335 - Tecnologia
Mecânica - Turma A
Grupo
7 - "5S e Seis Sigma"
Introdução - Qualidade Total
O que é Qualidade Total?
É comum definir-se qualidade como "satisfação do cliente". Porém, a obtenção da qualidade total só é possível através de uma visão sistêmica de todos os agentes envolvidos em qualquer processo produtivo (bens e serviços). São eles:
• O próprio cliente, que é o agente que
deflagra todo o processo, e onde todas as etapas deste processo devem estar
focadas;
• O
acionista;
• Os
fornecedores;
• Os empregados, que são os
agentes responsáveis em produzir e fornecer a qualidade que o cliente deseja,
merecendo, portanto, que a empresa tenha uma política de recursos humanos
bem desenvolvida;
• E a comunidade.
Há duas linhas de condução para a excelência da qualidade: o gerenciamento da rotina, e as diretrizes empresariais.
O gerenciamento da rotina objetiva tornar os processos previsíveis, através da manutenção dos padrões, e da eliminação das causas dos problemas.
As diretrizes empresariais visam orientar a empresa para o futuro e melhorar a competitividade da organização, através de um plano estratégico oriundo das necessidades dos clientes, e de melhorias permanentes dos processos. O sucesso destas diretrizes se consolida quando é alcançado o ponto de equilíbrio na relação entre os agentes citados acima, todos mantendo relacionamento de qualidade entre eles.
Tanto o 5S como o Seis Sigma podem ser implantados como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total.